RBC
É um processo que tem como finalidade encontrar e validar informações sobre pessoas ou empresas que irão se relacionar com a sua organização. Podendo se tornar um parceiro comercial, cliente, colaborador ou sócio de um negócio.
Esta verificação prévia é de extrema importância para se manter em compliance e mitigar potenciais riscos jurídicos, financeiros e institucionais que podem afetar a sua empresa que está à frente da negociação/contratação.
Para que a empresa tenha essas informações em mãos, são avaliados quaisquer vestígios de ocorrências, irregularidades ou pendências que possam indicar possíveis problemas de natureza financeira, jurídica, comercial ou criminal.
Isso passa, por exemplo, pela consulta de documentos e outras informações em bancos de dados (como CPF, CNPJ, CNH, antecedentes criminais, entre outros), nas redes sociais, junto a referências em outras empresas etc. A validação dessas informações, quando feita dentro da própria empresa, envolve diversas áreas, como Recursos Humanos e os setores Financeiro e Jurídico.
RISCOS
As empresas que não fazem a verificação de antecedentes e não validam as informações passadas por colaboradores, parceiros e/ou clientes estão expostas a muitos riscos.
Sem um processo adequado de background check no Brasil, a organização está mais propensa a sofrer tentativas de golpes, fraudes, roubos e até crimes cibernéticos que podem afetar toda sua cadeia de operações. Além disso, por conta da ligação com as práticas de compliance, a empresa pode acabar perdendo oportunidades de negócios e sofrer penalidades por não estar em conformidade com as leis, normas e regulamentações que regem sua atuação.
BENEFÍCIOS
A adoção dessa prática, ajuda a oferecer uma melhor experiência do cliente, melhor tomada de decisão da empresa, melhor índice de negociação, melhor e maior o surgimento de oportunidades de contratos, entre outros.
Isso porque a verificação de antecedentes simplifica o processo de onboarding e permite à empresa se prevenir de riscos e aprovar com mais rapidez os clientes que não tenham pendências potencialmente danosas.
Além disso ele é aliado do compliance e está intimamente relacionado a práticas como Due Diligence, Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD), Know Your Customer (KYC), Know Your Employee (KYE), Know Your Partner (KYP) e também às políticas de compliance de cada empresa.
São verificadas informações como histórico acadêmico e profissional, antecedentes criminais, registros de trânsito e, em alguns casos, até mesmo exames toxicológicos.
Verificação de antecedentes diz respeito à simples confirmação da identidade e de dados pessoais do usuário, como endereço, RG e ou, como é mais comum em outros países, status migratório.
Investigar informações relativas ao passado trabalhista de uma determinada pessoa, confirmando dados e informações pertinentes. Contato com antigos colegas de trabalho, chefes, professores e até mesmo familiares. Essa investigação não pode ultrapassar limites éticos e de privacidade.
Levantamento de dados das redes sociais, para avaliar o comportamento fora do ambiente de trabalho.
Verificação de antecedentes nas fontes como as polícias Civil e Federal, tribunais de justiça e o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Podendo consultar listas internacionais em busca de restrições e sanções.